Postado hoje no Jornal de Santa Catarina, texto escrito por MAURÍCIO COSTA.
"Ao longo deste mês de maio, nós, os signatários da emenda do projeto Ficha Limpa, vivemos o êxtase durante o acompanhamento da tramitação deste Projeto de Iniciativa Popular no Congresso Nacional.
Tivemos uma grande experiência, pois este foi o primeiro projeto de mobilização com intensa participação da sociedade na apresentação, no acompanhamento e na pressão junto aos nossos parlamentares. Tenho certeza que, se não tivéssemos feito esse acompanhamento, jamais teríamos aprovado o Projeto Ficha Limpa com tanta rapidez como aconteceu agora.
A Constituição Brasileira de 1988 deu-nos a prerrogativa de apresentar Emenda Popular. A maioria do povo brasileiro, no entanto, não tinha consciência da utilização deste instrumento para modificar os comportamentos da atividade parlamentar.
Tenho dito que a responsabilidade do eleitor de votar é de grande valia para o exercício da democracia. Mas o instrumento de Emenda Popular é muito maior porque é o povo, independente de seus eleitos, a legislar.
A experiência que tivemos, com certeza, contribuirá em muito para a conscientização dos eleitores para as eleições de 2010 no sentido de questionarem mais os candidatos e na busca de uma real identificação deles com a sociedade brasileira.
Hoje, deputados e senadores estão eufóricos. Contudo, são poucos os que, de fato, se identificam com as aspirações populares. Espero que eles possam ter consciência desta mobilização e mudem suas atitudes e comportamentos no exercício de seus mandatos.
Fico feliz com essa experiência que tivemos e podem ter certeza de que esta já se configura em um marco na participação popular dentro do Congresso Nacional."
Fonte: Jornal de SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário