domingo, 3 de outubro de 2010

Encerrada a votação para presidente do Brasil no exterior

As urnas no Japão, China, Nova Zelândia, Austrália, Cingapura, Coréia do Sul, Filipinas, Hong Kong, Indonésia, Malásia, Tailândia, Taiwan, Timor Leste, Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes, Hungria, Índia, Israel, Jordânia, Noruega, República Tcheca, Romênia, Rússia e Turquia já foram fechadas, de acordo com balanço distribuído pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

De acordo com o TSE, 200.392 eleitores residem no exterior e requereram a transferência do título eleitoral para estes países, estando assim aptos a votar. O maior eleitorado no exterior é nos Estados Unidos, onde 66 mil eleitores se cadastraram para votar.

O número de brasileiros aptos a votar no exterior é maior do que nas eleições anteriores. Em 2006, foram 86.360 eleitores. Em 2002, foram 69.937 eleitores.

Os brasileiros que vivem na Nova Zelândia foram os primeiros a começar a votar, ainda às 16 horas de sábado (2), no horário de Brasília. Os últimos a votar no exterior são os eleitores que moram em São Francisco, nos Estados Unidos, que começam a votar às 12 horas deste domingo (3), no horário de Brasília.

O eleitor que se cadastrou para votar no exterior e não estiver no país informado no dia da eleição deverá também justificar o voto. Se não votar nem justificar ele estará sujeito às mesmas penalidades dos eleitores que residem no Brasil.

Fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário