domingo, 15 de agosto de 2010

Apenas 35 candidatos cadastrados no site Ficha Limpa

Inaugurado no dia 28 de julho, o site Ficha Limpa tem 35 candidatos inscritos até o momento. Para fazer parte da lista, o candidato deve informar o registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e documento declaratório de que não há condenações em outros Estados pelos crimes listados na lei da Ficha Limpa.

Além disso, é preciso atestar um documento declaratório de que não renunciou a mandato para evitar cassação e termo de compromisso que disponibiliza endereço eletrônico para acesso público com prestação de contas informando doadores, valores recebidos e gastos realizados na campanha.

Dentre os 35 cadastrados até hoje, não há nenhum candidato à Presidência e apenas dois vão concorrer ao cargo de governador. Um deles é o deputado federal Fernando Gabeira (PV), que vai disputar a sucessão estadual no Rio de Janeiro. Já Soraya Vanini Tupinambá (PSOL) tentará se eleger governadora do Ceará.

Somente seis candidatos ao Senado estão inscritos no site Ficha Limpa, enquanto 27 são políticos que buscam uma vaga na Câmara dos Deputados. Entre os 35 cadastrados, o PV é o partido com maior número de inscritos. São sete no total. Em segundo lugar, aparece o PSOL com seis, seguido pelo PSDB, com cinco. O PT, DEM e PPS têm três cada um, enquanto o PMDB está com dois. Já o PTC, PHS, PDT, PTB, PSB e PSC têm apenas um inscrito por legenda.

Dos 35, a maioria nunca exerceu um mandato em cargo eletivo. Entre os que têm experiência política, estão os deputados federais Chico Alencar (PSOL-RJ), Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP), Raul Jungmann (PPS-PE), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Eliseu Padilha (PMDB-RS) e o deputado estadual Alessando Molon (PT-RJ).

A criação do site foi uma iniciativa da Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário